11 benefícios do óleo de incenso, Frankincense ou Olíbano, respaldados pela ciência, que você deve conhecer
Um impulsionador eficaz do humor que ajuda a lidar com a ansiedade e o estresse naturalmente, o óleo essencial de incenso tem vários outros usos interessantes. Aumenta a imunidade, trata feridas, resfriados e problemas respiratórios, promove bom sono e digestão saudável e possui propriedades de regeneração celular e dá suporte ao sistema imune e nervoso. O óleo de Frankincense também é ótimo para a pele e saúde bucal.
Benefícios:
- Trata feridas externas e bucais
- Gerencia o estresse e a ansiedade
- Dá suporte à resfriados e problemas respiratórios
- Rejuvenesce a pele e ajuda a reduzir a aparência de imperfeições
- Conhecido por dar suporte à saúde celular, ao sistema imune, nervoso e digestivo
Direto dos tempos bíblicos, desenhado nas antigas muralhas do templo do Egito, o insenso Frankincense é um favorito de 5000 anos em remédios naturais. E isso não é apenas pelo cheiro de madeira da terra. Acredita-se que as rainhas egípcias queimariam resina de incenso para limpar o ar de impurezas e germes. Os primeiros africanos mastigavam incenso para a saúde bucal.
O incenso é uma resina derivada da árvore “Boswellia carterii”, encontrada na Somália. Conhecido como “dhoopan” em Ayurveda, o incenso, conhecido como Frankincense ou Olíbano, tem sido usado há séculos para acalmar os doshas vata e pitta, liberando ansiedade e nervosismo. Também é conhecido por dar um impulso ao seu humor limpando o excesso de kapha. Mas há mais do que isso.
Graças a uma imensa pesquisa, o uso de óleo da resina de Frankincense ganhou impulso. Aqui está o porquê de você precisar adicionar o óleo essencial no seu armário de remédios:
1. Aumenta sua imunidade
Nosso sistema imunológico é o que nos dá o poder de evitar infecções e curar feridas. O óleo de Frankincense contém um composto conhecido como ácidos boswélicos. Foi encontrado para modificar o sistema imunológico. Um estudo realizado em ratos revela que o incenso ajudou a melhorar as interações das células T (a parte do sistema imunológico que responde a uma substância estranha em nossos corpos), aumenta as imunoglobinas (também conhecidas como anticorpos que combatem bactérias e vírus) e diminui a hipersensibilidade (que faz com que o sistema imunológico reaja indesejadamente a uma substância estranha, como no caso de alergias e autoimunidade). O uso de óleo de Frankincense também ajuda a uma melhor absorção de nutrientes. Tudo de bom para o seu sistema imunológico!
Como usá-lo:
Misture uma gota de óleo de Frankincense com uma colher de chá de óleo de coco e uma colher de chá de mel (opcional). Você pode fazer isso uma ou duas vezes por semana. Para uma recomendação de dosagem perfeita, consulte seu aromaterapeuta.
Outra opção é colocar uma gota de óleo de incenso sob a língua. No entanto, não deixe de consultar um profissional antes de fazê-lo.
2. Trata Feridas
Uma pesquisa apontou que as propriedades antimicrobianas do incenso previnem efetivamente infecções. Por isso, acredita-se que o incenso acelere o processo de cicatrização de pequenos cortes e feridas. Isso inclui queimaduras de barbear também!
Como usá-lo:
Para feridas, esfregue um pouco de óleo de lavanda na área afetada e siga-o com algumas gotas de óleo de Frankincense diluído em algumas gotas de óleo de coco. O óleo de lavanda, Lavender, também é conhecido por acelerar a cicatrização de feridas, pois ajuda a destruir as bactérias.
3. Alivia o estresse e a ansiedade
Você se sente estressado no final do seu dia? Adicione um pouco de óleo de incenso a um difusor e levante os pés. Estudos demonstraram que, quando inalados, o incenso reduz a freqüência cardíaca e a pressão sanguínea, aliviando a ansiedade. A pesquisa também mostrou que possui habilidades de redução da depressão, mas não apresenta efeitos colaterais negativos ou sonolência. Além disso, quando combinado com bergamota e lavanda e diluído em óleo de amêndoa doce, o incenso pode melhorar seu humor e fazer você se sentir energizado.
Como usá-lo:
Dilua o óleo de Frankincense em óleo de amêndoa doce e esfregue-o na parte inferior dos pés.
Você também pode adicionar algumas gotas de óleo ao seu banho.
4. Trata de problemas respiratórios
O óleo de Frankincense pode aliviar o nariz entupido. Estudos afirmam que as propriedades anti-inflamatórias do óleo de incenso podem reduzir o acúmulo de catarro e congestão no nariz e nos pulmões. Isso faz com que seja uma grande fonte de alívio para pessoas com alergias, asma e bronquite.
Como usá-lo:
Adicione óleo de Frankincense a um difusor e mantenha-o no seu quarto.
Para um alívio rápido, esguiche algumas gotas de óleo em um pano e inspire a cada poucos minutos.
5. Promove a saúde bucal
Se você está procurando uma maneira natural de manter seu jogo de saúde bucal forte, o óleo de incenso é o caminho a percorrer. Suas propriedades anti-sépticas evitam problemas orais comuns, como gengivite, cáries, aftas e hálito desagradável.10 Não é de admirar que as primeiras civilizações mastigassem resina de incenso para fortalecer seus dentes e gengivas.
Enxaguatório bucal:
2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
1 gota de óleo essencial de Frankincense
Uma pitada de sal
Adicione água conforme necessário. Deve ter a mesma consistência de um enxaguatório bucal comum.
Misture os ingredientes e gargareje. Você pode fazer isso uma vez por semana.
6. Regula o ciclo menstrual
Procurando uma maneira segura de regular seu ciclo menstrual? Óleo de incenso pode ajudá-lo. A pesquisa mostrou que o incenso pode ajudar a regular a produção de estrogênio e o seu ciclo menstrual.
Tome um suspiro de alívio, senhoras. O óleo de incenso também pode ajudá-lo a lidar com as dores da TPM, como cólicas abdominais, alterações de humor e fadiga. Ele também afirma que o óleo pode ajudar a reduzir as chances de cisto uterino ou formação de tumor em mulheres pós-menstruais.
Como usá-lo:
Tudo que você precisa fazer é adicionar 2-3 gotas de óleo de Frankincense a 1 ml de óleo de prímula. Massageie o óleo combinado em sua área abdominal.
Coloque duas gotas de óleo essencial de incenso e duas gotas de óleo de sândalo sobre o abdômen. Massageie a área suavemente para alívio. O sândalo é conhecido por reduzir a dor da endometriose, uma condição na qual a pele do útero cresce para fora do útero.
7. Evita cicatrizes
Se você estiver usando cremes tópicos para se livrar de cicatrizes de acne, estrias ou marcas deixadas para trás por feridas, adicione incenso à mistura. Alguns estudos descobriram que isso pode melhorar a cicatrização de feridas e reduzir a incidência de cicatrizes.
Como usá-lo:
Adicione 2 gotas de óleo essencial de Frankincense ao seu hidratante.
Misture o óleo de lavanda com o óleo essencial de incenso. Você pode aplicar essa mistura em sua pele após o banho e antes de dormir.
8. Alivia a dor
Verificou-se que o óleo de incenso possui propriedades anti-inflamatórias, com potencial para interromper a produção de moléculas inflamatórias que envolvem doenças como doença celíaca, hepatite, asma, doença inflamatória intestinal e doença de Crohn e causam dor. Além disso, o O ácido boswélico no incenso impede a quebra da cartilagem, o que é comum no caso da artrite reumatóide, aliviando o desconforto que o acompanha.
Como usá-lo:
Adicione cinco gotas de óleo de Frankincense a um esguicho de óleo de amêndoa e aplique nas articulações. Ou você pode aplicar algumas gotas de óleo essencial de incenso nas palmas das mãos e esfregá-las. O óleo de amêndoa é comprovadamente anti-inflamatório por natureza.
9. Promove o sono
Se você se virar e virar a cama por várias noites, salve a luta e coloque um difusor em seu quarto. Pesquisas afirmam que a difusão de óleo de incenso no ar ajuda a induzir o sono.21 Além disso, séculos atrás, a resina de incenso era usada para afastar os maus espíritos. Então, não há mais pesadelos!
Como usá-lo:
Simplesmente adicione óleo de incenso ao seu difusor e deixe-o fazer o seu trabalho.
10. Digestão
Pesquisas provaram que o óleo de incenso ajuda a acelerar as coisas no departamento digestivo. Aumenta a secreção de sucos gástricos, o que, por sua vez, ajuda a um movimento mais suave dos alimentos. Um estudo afirma que o ácido boswélico (presente no incenso) pode reduzir os sinais de síndrome do intestino solto, colite ulcerosa e colite crônica.
Como usá-lo:
Adicione uma gota de óleo de incenso a 1 ml de óleo de gergelim. Massageie esta mistura no abdômen para afastar qualquer sensação de flatulência e constipação. Sabe-se que o óleo de gergelim melhora a circulação devido ao seu alto teor de zinco.
11. Pode combater o câncer
Houve estudos que revelam compostos no incenso que podem ajudar a destruir células cancerígenas teimosas que a quimioterapia não conseguiu. Uma linha de pesquisa dá crédito a um composto conhecido como AKBA (ácido acetil-11-ceto-beta-boswélico) presente no incenso que eliminou as células cancerígenas que haviam se tornado resistentes à quimioterapia. Isso pode ocorrer porque o câncer é conhecido por causar inflamação, enquanto o incenso é conhecido por trabalhar contra ele.
A pesquisa também afirma que o óleo de incenso pode funcionar contra as células malignas do câncer de mama. Lembre-se de que esses estudos foram realizados in vitro, o que se traduz em um experimento realizado com células fora de seu contexto biológico normal.
Como usá-lo:
Misture o óleo de incenso com óleo de semente de framboesa e óleo de tea tree. Massageie o óleo combinado na área afetada duas vezes por dia.
Uma palavra de cautela
No caso de qualquer óleo essencial, faça um teste no local para verificar se há alguma sensibilidade.
Tem havido muito debate sobre se o óleo de Frankincense é seguro para a gravidez ou não. Como o óleo é um emenagogo conhecido, seria aconselhável que as mulheres grávidas o evitassem até novas pesquisas.
Como obter o Frankincense?
Ao comprar óleo de incenso, certifique-se de procurar algo 100% puro e orgânico. Para uma aposta mais segura, tente comprar uma garrafa de um aromaterapeuta qualificado.
Você precisaria de um óleo transportador ao usar óleo de Frankincense. A razão de ser incenso pode ser um pouco difícil de tomar por via oral ou diretamente em sua pele.
Os óleos carreadores que funcionam bem com o óleo de Frankincense são óleo de coco, óleo de jojoba, óleo de lavanda e óleo de amêndoa.
Por fim, ao tomar óleo de incenso internamente ou aplicá-lo na pele, consulte o aromaterapeuta do bairro para obter uma dosagem adequada.
Encomende hoje mesmo o seu comigo!
Crisanne Galaske – Consultora de Bem-Estar doTERRA
E-mail: crisannegalaske@gmail.com
Instagram @crisannegalaske
Messenger do Facebook
Fonte: https://www.curejoy.com/content/frankincense-essential-oil-benefits/